DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Dia Mundial do Turismo: Bora viajar pelos livros?

 

Jizô na floresta
Lugares literários que vale a pena conhecer!

Dia 27 de setembro é Dia Mundial do Turismo e nós decidimos comemorar de um jeito diferente. Como viajar está um pouco fora do nosso atual orçamento, listei alguns lugares literários nos quais podemos nos aventurar sem precisar sair de casa.


Hogwarts
Cenário da maior parte das tramas dos livros de Harry Potter, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é um internato de magia para bruxos entre onze e dezessete anos. Não se sabe ao certo sua localização nas Altas Terras escocesas e aparenta, para os trouxas (seres não mágicos), ser um castelo abandonado. É uma instituição pública financiada pelo Ministério da Magia Britânico, tendo sido fundada na Idade Média pelos grandes magos: Godrigo Gryffindor, Salazar Slytherin, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw.



Nárnia
C. S Lewis nos deu um dos lugares mais mágicos para se aventurar: Nárnia. Lá os animais podem falar, crianças de nosso planeta conseguem entrar, tem Papai Noel, tem Feiticeira Branca e muita comida boa. O mundo é plano e geocêntrico e, no seu limiar, o oceano tem água doce, cheio de flores (e o céu encontra o mar). Dá para visitar por portal no guarda-roupa, em quadro... e por uma virada de página de "As Crônicas de Nárnia". A passagem do tempo é diferente da nossa, 1300 anos em Nárnia equivalem a apenas 1 do nosso.



País das Maravilhas
A toca do Coelho Branco transporta Alice para este lugar fantástico onde as regras do tempo e do espaço estão de cabeça para baixo. O País das Maravilhas foi criado por Lewis Carroll e conta com criaturas antropomórficas e muitos enigmas. A Rainha de Copas é a governante de tudo, mas seu temperamento tirânico deixa todos com medo de ter a cabeça cortada. Tirando isso, o local é muito lindo e mágico, com habitantes muito amistosos.



Rua do Limão
Fica no Bairro do Limoeiro, lugar onde estão as casas de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, os adoráveis personagens de Maurício de Souza. Também é chamada de Rua do Limoeiro e se situa acima da Rua de Baixo. Possui várias casas fofas, com jardins na parte da frente e de trás, com muros pequenos. É cenário das comilanças e coelhadas da turma. 



Sítio do Picapau Amarelo
Local em que mora Dona Benta, uma senhora com mais de 60 anos (cozinheira de mão cheia), sua neta Narizinho e Tia Nastácia. Foi criado por Monteiro Lobato e vive recebendo a visita de seres fantásticos. Foi lá que Emília, a boneca de pano da Narizinho, começou a falar por causa da pílula falante do Doutor Caramujo, um médico amigo da família. Nas férias escolares eles sempre recebem a visita de Pedrinho, primo que sempre garante aventuras no sítio.



Terra de Oz
Idealizada por L. Frank Baum em seu livro "O Maravilhoso Mágico de Oz", localiza-se no continente fictício de Nonéstica. Inicialmente era só deserto, até as fadas a transformarem em uma terra mágica, atualmente dividida em 4 regiões: Gillikin ao norte, Qhadiling ao sul, Munchkin ao leste e Winkie ao oeste. Sua capital é a Cidade das Esmeraldas, ao centro de Oz, ligada às demais localidades pela Estrada dos Tijolos Amarelos (local em que Dorothy conhece o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde).



Terra do Nunca
Onde as crianças não precisam crescer. Também conhecida como País de Nunca Mais, é uma ilha fictícia de Peter Pan, livro do escocês J. M. Barrie. Abriga fadas, sereias, índios e piratas. Seu morador mais famoso é o Peter Pan, um rapaz que recusa virar adulto e vive aventuras mágicas ao lado de sua amiga fada Sininho. Juntos fogem do Capitão Gancho e protegem os Garotos Perdidos (crianças que estão na Terra do Nunca).



Terra Média
Conhecido cenário de O Senhor dos Anéis, criado por J. R. R. Tolkien, abriga elfos, anões, orcs, magos, trolls e homens numa complexa rede histórica e linguística (pois até língua élfica existe). Sua história está dividida em três períodos: os Anos das Lâmpadas, os Anos das Árvores e os Anos do Sol (posteriormente subdivididos em Eras). A divindade que rege este universo é Era Ilúvatar, que deu vida a tudo com sua música divina.



Westeros
Continente criado por George R. R. Martin, em seu Mundo Conhecido. Nele ocorre a maior parte dos eventos de A Guerra dos Tronos. É também chamado de Sete Reinos (visto que antes da unificação do território por Aegon I Targaryen, Westeros era dividido em 7 regiões). O governante de lá é aclamado como Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens e se senta no Trono de Ferro em Porto Real, a Capital de Westeros.



  Comenta aqui embaixo se esquecemos de algum lugar literário que você adora. Partiu viajar sem sair de casa?

Postar um comentário

0 Comentários