DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Conhecendo "O pássaro-da-chuva", de Monique Bermond


"O pássaro-da-chuva", de Monique Bermond, trata de maneira simples e comovente o respeito à liberdade e à vida. 



Ficha Técnica

Autora: Monique Bermond
Ilustradora: Kersti Chaplet
Tradutora: Lúcia Machado de Almeida
Editora: Ática S. A.
3ª ed., 1981

Título original: L'oiseau de pluie
Editora: Flammarion
1971

Faixa Etária: a partir dos 8 anos



>>>>>  Ficou interessado em conhecer o pássaro-da-chuva? Confira nossa contação da história no vídeo abaixo:






Minha análise da obra
Linda e envolvente!! O narrador acompanha as aventuras do menino Banium, desde seus questionamentos sobre o pássaro até o desfecho da trama, ressaltando as opiniões de cada personagem referente ao animal. Nota-se uma curiosidade e perspicácia do garoto, a tal ponto de desejar capturar um pássaro-da-chuva, não para si, mas para solucionar os problemas da seca que assolavam seu povoado.
Há de um lado as crendices dos mais velhos (avó e Grande-Sábio) sobre a ave trazer chuva, de outro, a desconfiança do pai, que talvez por ter sofrido muito já tenha perdido as esperanças. O fato de em momento nenhum citar ou Banium questionar sua mãe, talvez remeta a sua perda devido à fome e às doenças (isso reforçaria a atitude do pai e justificaria as preocupações do filho, contudo esta é uma especulação minha).
A história se passa em alguma região africana, o que percebemos pelas fiéis ilustrações de Kersti Chaplet e a menção ao baobá (típico desse continente* - e do planeta do Pequeno Príncipe). Sobre o desfecho da história, a própria autora dá indícios  quando o Grande-Sábio diz: "Mas quem pode ter um pássaro-da-chuva?", alertando que ninguém pode possuir / aprisionar o próximo, mesmo que a intenção pareça boa. 

Neste tocante livro, podemos destacar a crítica ao antigo sistema escravagista e à desvalorização da vida. Acredito que Monique Bermond soube lindamente tratar de assuntos delicados e importantes, de uma maneira que só a literatura infantil é capaz de nos proporcionar.


>>>  Que tal conhecer as artistas por trás desse livro? A seguir temos uma pequena introdução sobre a escritora Monique Bermond, a ilustradora Kersti Chaplet e a tradudora Lúcia Machado de Almeida:




Monique Bermond nasceu em 12 de março de 1927, em Genebra. Estudou música, teatro, cinema e literatura em Paris. Ensinou dança clássica entre 1944 e 1956. Junto de seu marido, Roger Boquié, se dedicou à difundir a importância da literatura infantil. Produziu programas de rádio e TV, escreveu livros, sempre se dedicando ao público infantojuvenil e à difusão da leitura. Morreu em 6 de agosto de 2017, aos 90 anos de idade.




Kersti Chaplet nasceu em 30 de março de 1930, em Estocolmo. Frequentou estudos artísticos antes de mudar para a França, em 1956. Já ilustrou diversos livros infantis com suas pinturas. Professora de arte, modelista, tradutora,  realiza frequentes intervenções educativas em escolas.



Lúcia Machado de Almeida nasceu no interior de Minas Gerais, em 1910. Estudou tradução, francês, história da arte e da literatura, canto e piano. Foi jornalista desde muito cedo, mas se notabilizou pelos livros voltados ao público infantojuvenil. Alguns de seus grandes sucessos são: Xisto no Espaço, Aventuras do Xisto, O Caso da Borboleta Atíria e O Escaravelho do Diabo. Ganhou vários prêmios, incluindo a Medalha de Ouro da Bienal do Livro, de São Paulo. Faleceu no dia 30 de abril de 2005, deixando filhos, netos e um grande legado para a literatura infantil nacional.



*Eu não sabia que o baobá era endêmico de algumas regiões do continente Africano (um colega que me contou), mas descobri que há outros lugares que conseguiram exportar essa planta (Vejam no link: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/21/internacional/1529603610_975669.html)

Biografia - Lúcia Machado de Almeida. Disponível em: <https://globaleditora.com.br/autores/biografia/?id=563>


Chaplet, Kersti. Disponível em: <https://m.bedetheque.com/auteur-32458-BD-Chaplet-Kersti.html>

Lúcia Machado de Almeida. Disponível em: <https://sabordeler.wordpress.com/2009/10/03/lucia-machado-de-almeida/>

Monique Bermond. Disponível em: <https://fr.wikipedia.org/wiki/Monique_Bermond>

Postar um comentário

0 Comentários