DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Conhecendo "Aquela senhora tem um piano", de Alberto Caeiro

Aquela senhora tem um piano

Aquela senhora tem um piano
Que é agradável mas não é o correr dos rios
Nem o murmúrio que as árvores fazem...

Para que é preciso ter um piano?
O melhor é ter ouvidos
E amar a Natureza.

- Alberto Caeiro



Interpretando o Texto:    

Primeira Estrofe: Há uma comparação entre o piano e a natureza: "Aquela senhora tem um piano / Que é agradável mas"; o instrumento, para o eu lírico, embora toque belas melodias, não chega aos pés do som produzido pelo "correr dos rios" ou pelo "murmúrio que as árvores fazem...".

Segunda Estrofe: O eu lírico complementa seu argumento com a pergunta "Para que é preciso ter um piano?", uma vez que se tem a música natural, defendendo sua preferência pelo simples, pelo o que está ao seu redor, ao invés dos bens materiais, afinal "O melhor é ter ouvidos / E amar a Natureza.". Se possui ouvidos, basta saber apreciar os sons da vida para além de nós, das águas que correm nos rios, do vento nas árvores, não se faz preciso um instrumento (o material é irrelevante para aqueles que realmente sabem valorizar e amar).


Ficha Técnica:
Total de estrofes: 2 (2 tercetos)
Total de Versos: 6







Alberto Caeiro (um dos heterônimos de Fernando Pessoa) nasceu em 1889, em Lisboa. Viveu quase toda sua vida no campo e só teve instrução primária. Órfão de pai e mãe, vivia com uma tia-avó. Sua escrita é simples e sempre ligada à Natureza, sendo chamado de Mestre por Fernando Pessoa. Infelizmente morreu tuberculoso em 1915.



Arquivo Pessoa: Obra Édita - XI - Aquela senhora tem um piano. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/3514>

Aquela senhora tem um piano. Disponível em: <http://nolimiardaspalavras.blogspot.com/2008/12/aquela-senhora-tem-um-piano.html>


PESSOA, Fernando. Carta a Adolfo Casais Monteiro. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/3007>

Postar um comentário

0 Comentários