DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Conhecendo "Comigo me desavim", de Sá de Miranda

 Comigo me desavim

Comigo me desavim
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.

Com dor da gente fugia,
Antes que esta assi crecesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois trago a mim comigo
Tamanho imigo de mim?

- Sá de Miranda
Vocabulário*: 
desavim: malquistei, indispus, briguei, rejeitei, censurei, inimizei
vão: sem conteúdo, espaço vazio, oco; sem relevância, inútil
imigo: variação de inimigo




Interpretando o Texto:

Primeira Estrofe: O eu lírico afirma estar em conflito com seu próprio ser, que lhe parece insuportável ("Não posso viver comigo"), contudo não pode fazer nada a esse respeito, já que "Nem posso fugir de mim". Ou seja, o eu lírico se apresenta como seu próprio problema ao qual não há solução, uma vez que essa é sua natureza.

Segunda Estrofe: A dor causada por sua condição fica evidente nesta estrofe. Tal sentimento o fazia fugir das pessoas, chegando a se indagar "Que meo espero ou que fim", sendo que o eu lírico é seu próprio inimigo. Seu sofrer demonstra que já não tem mais esperanças em sua vida e que, por ser o culpado por tudo de ruim que lhe acontece, está fadado à solidão.



Ficha Técnica:
Total de estrofes: 2 ( 1 quadra e 1 oitava )
Total de versos: 12 ( em redondilha maior)
Sequência de rimas: ABBA CDCDABBA




Francisco de Sá de Miranda nasceu em Coimbra, Portugal, no dia 28 de agosto de 1481. Filho de Gonçalo Mendes de Sá, cônego da Sé de Coimbra, e de Inês de Melo, de família nobre de Barcelos, cursou Direito na Universidade de Lisboa. Viajou a Itália onde teve contato com o movimento literário do Renascimento. Desta experiência trouxe para Portugal o decassílabo, o soneto, o terceto, a epístola, a elegia, a ode, a écloga e a comédia clássica, dando início ao Classicismo em seu país. Também escreveu tragédias e alguns de seus poemas foram reunidos no "Cancioneiro Geral". Sá de Miranda afastou-se da corte, indo viver na Quinta da Tapada, onde faleceu no dia 17 de maio de 1558.


*Definições das palavras do vocabulário foram retiradas da Infopédia (Dicionários Porto Editora) e do Dicionário Online de Português.

Sá de Miranda. Disponível em: <https://www.infoescola.com/biografias/sa-de-miranda/>
Sá de Miranda - Biografia e Obras. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/sa-de-miranda-biografia-e-obras/>


Sá de Miranda: Poeta Português. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/sa_de_miranda/>

MORAIS, Bruno. Comigo me Desavim. Disponível em: <https://prezi.com/pkvreqnqrz6o/comigo-me-desavim/>


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gosto muito deste poema do Sá de Miranda. Considero bem feita a análise. Parece-me que a autora tem talento.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela análise do texto

    ResponderExcluir