DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Escrito autoral: "Nossas raízes nos dias atuais"



Nossas raízes nos dias atuais

Há uma frase que diz que todo brasileiro tem um pé no mato, um na cozinha e outro na sala, ou seja, todo brasileiro tem, respectivamente, ancestrais indígenas, negros e portugueses. Porém não é dado o devido valor a essas raízes.
Um bom exemplo de descaso, é a situação atual dos índios, apesar de serem os primeiros habitantes do Brasil, lutam há anos pela posse de alguma terra para chamarem de sua. Por mais que haja leis que legalizem isto, volta e meia é possível encontrar nos jornais notícias de revoltas indígenas, por terras, invasão de áreas rurais e muitas mortes.
Vale a pena lembrar que muitas coisas da nossa cultura, como tomar banho, dormir em redes, etc., não existiriam sem a contribuição dos povos indígenas que com o passar do tempo foram perdendo e sofrendo mudanças em sua maneira de vida.
Muitas palavras e nomes que falamos normalmente têm origem indígena, por exemplo, Ipanema que significa água ruim; Guaratinguetá que quer dizer terra das garças brancas, ou amendoim, abacaxi, arara, entre outras.
Talvez o dia comemorativo do índio tenha sido criado com a finalidade de fazer as pessoas refletirem sobre suas raízes. Pois sem entender e aceitar de onde vieram não descobrirão quem são. Então é necessário fazer algo para mudar o presente, sem guerras porque não é preciso que mais sangue inocente seja derramado, para que no futuro os índios tenham seus direitos verdadeiramente assegurados. Quem sabe assim se tornem descendentes orgulhosos de si por ajudar a mudar a vida de quem lhe deu a sua.
- Mayara Bassanelli




Escrito para a aula de redação de 19 de abril de 2012.


Postar um comentário

0 Comentários