DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Diferenças entre ortônimo, heterônimo e pseudônimo

https://picasion.com/
O que Fernando Pessoa escreve pertence a duas categorias de obras, a que poderemos chamar ortónimas e heterónimas. Não se poderá dizer que são anónimas e pseudónimas, porque deveras o não são. A obra pseudónima é do autor em sua pessoa, salvo no nome que assina; a heterónima é do autor fora de sua pessoa, é de uma individualidade completa fabricada por ele, como seriam os dizeres de qualquer personagem de qualquer drama seu.
Tábua Bibliográfica*


>  Se você leu a citação acima e não entendeu bulufas do que Fernando Pessoa está falando, calma que o Chega Chegando está aqui para ajudá-lo. Talvez o termo pseudônimo lhe seja  familiar, mas e heterônimo? Ou ortônimo? Essas nomenclaturas podem parecer estranhas, entretanto estão todas relacionadas à forma de chamar uma pessoa. Confira nesse post as diferenças entre elas e mais: saiba o que é nome artístico, apelido e hipocorístico.


Heterônimo e Ortônimo
Fernando António Nogueira Pessoa (ou só Fernando Pessoa) é o que chamamos de ortônimo, pois se trata do nome verdadeiro do escritor. Já heterônimo é a denominação dada aos nomes assumidos pelo ortônimo. Sei que parece maluquice, mas vou explicar em detalhes: Pessoa já assinou trabalhos como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Estas três personalidades são chamadas de heterônimos e ganham vida através de Pessoa. Os heterônimos não são apenas nomes colocados no papel, são seres com biografia, pensamentos e entendimentos de mundo próprios, que se diferem entre si e entre seu ortônimo, Fernando Pessoa.  

OBS.: Muitos foram os heterônimos de Pessoa, contudo vale abrir um parênteses para Bernardo Soares, considerado pelo autor seu semi-heterônimo, uma vez que não era uma personalidade diferente da sua, mas uma vertente dela, como se fosse ele em um estado inebriado, de menos raciocínio e que produz prosas (as quais amo de paixão).


Pseudônimo e Nome Artístico
Provavelmente você já ouviu falar em Machado de Assis, mas sabia que o autor escreveu crônicas sob os nomes de Boas Noites, João das Regras e Dr. Semana? Esses nomes fictícios escolhidos e adotados por Machado são o que chamamos de pseudônimos, geralmente usados quando o indivíduo deseja ter sua verdadeira identidade preservada. No meio literário, a utilização desse artifício denominativo geralmente se deve ao desejo do escritor em lançar obras de gênero diferente da sua escrita corrente ou que sejam polêmicas. Os pseudônimos foram muito usados por mulheres no passado, como o caso das irmãs Charlotte, Emily e Anne Brontë que assinaram seus romances como Currer, Ellis e Acton Bell, respectivamente, já que em suas épocas seria impensável ao público uma mulher escritora. Caso a identidade do dono do pseudônimo seja revelada sem o consentimento do mesmo, há a possibilidade de uma ação jurídica, como ocorreu com J. K. Rowling (idealizadora da saga "Harry Potter"), quando revelaram que Robert Galbraith, autor de "O Chamado do Cuco", era seu pseudônimo.

OBS.: Durante a ditadura militar no Brasil, na década de 70, Chico Buarque usou o pseudônimo Julinho da Adelaide para evitar ser reconhecido pela censura.

Se o pseudônimo existe para resguardar a identidade de uma pessoa, o nome artístico é uma forma de evidência: embora também seja um nome fictício, é de amplo conhecimento a quem ele se refere. Seria uma espécie de pseudônimo pelo qual o artista será conhecido em seu meio profissional. Este é o caso, por exemplo, da cantora Lana del Rey (batizada como Elizabeth Grant) ou da nossa talentosa atriz Fernanda Montenegro (Arlette Pinheiro Monteiro Torres). A opção por um nome artístico pode se dar por diferentes fatores, entre eles: desejo de separar vida pública da privada, procura por originalidade e destaque, evitar nomes pouco atrativos e por aí vai.


Apelido e Hipocorístico
Quem nunca colocou apelido em um coleguinha de escola que atire a primeira pedra. Tanto crianças quanto adultos têm o costume de chamar seus amigos por nomes derivados de características físicas, personalidade e gostos. Podemos citar o caso do escritor Gregório de Matos, alcunhado de Boca do Inferno devido sua forma de escrita "acalorada", por assim dizer.
Quando o apelido é constituído a partir do nome do indivíduo, chamamos isso de hipocorístico, forma íntima e carinhosa pela qual é conhecido no meio familiar. Veja, por exemplo, o personagem Bento Santiago, de Machado de Assis, cujo apelido é Dom Casmurro, mas tratado pelos seus parentes como Bentinho, seu hipocorístico.

OBS.: Há casos em que o hipocorístico ultrapassa o meio familiar e se transforma na maneira pela qual a pessoa é identificada por aqueles não ligados a sua vida íntima, como ocorreu com o ex presidente Lula. Isso permite adicionar o hipocorístico ao nome civil (entenda melhor em Manual de Direito Civil).


>>> E você? Tem algum apelido ou nome artístico? Compartilhe conosco nos comentários 😘 



Pessoa, Fernando. Tábua Bibliográfica. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/2700>

Perez, Luana Castro Alves. Diferenças entre heterônimo e pseudônimo. Disponível em: <https://www.portugues.com.br/gramatica/diferencas-entre-heteronimo-pseudonimo.html>

Casa Fernando Pessoa. Obra. Disponível em: <https://www.casafernandopessoa.pt/pt/fernando-pessoa/obra/fernando-pessoa

Mindlin, Dulce . Ortónimo (Ortônimo em português do Brasil). Disponível em: <https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/ortonimo-ortonimo-em-portugues-do-brasil/>

Pessoa, Fernando. Carta a Adolfo Casais Monteiro. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/3007>

Soares, Jessica. Oito escritores e seus pseudônimos (que você provavelmente ainda não conhecia).  Disponível em: <https://super.abril.com.br/blog/superlistas/8-escritores-e-seus-pseudonimos-que-voce-provavelmente-ainda-nao-conhecia/> 

Luiz, Ademir. De Chico Buarque a George Eliot: 10 mestres na arte do pseudônimo. Disponível em: <https://www.revistabula.com/32417-de-chico-buarque-a-george-eliot-10-mestres-na-arte-do-pseudonimo/>

Revista Cult. Dez autoras que publicavam sob pseudônimos masculinos.  Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/10-autoras-que-precisaram-de-pseudonimos-masculinos-para-publicar-suas-obras/>

Colleti, Caio. Oito famosos com nomes artísticos revelam de onde tiraram os pseudônimos.  Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/listas/2018/04/10-famosos-com-nomes-artisticos-revelam-de-onde-tiraram-os-pseudonimos>

Seide, Márcia Sipavicius. Amaral, Eduardo Tadeu Roque. Tipologia dos antropônimos. In: Nomes Próprios de Pessoa: Introdução à Antroponímia Brasileira. Editora Blucher, 2020. 

Faria, Cristiano Chaves de. Sobre o nome: confusão entre apelido, hipocorístico, pseudônimo, heterônimo e sua necessária proteção.   Disponível em: <https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2018/08/24/sobre-o-nome-confusao-entre-apelido-hipocoristico-pseudonimo-heteronimo-e-sua-necessaria-protecao/>

Postar um comentário

0 Comentários