DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Conhecendo "Sete anos de pastor Jacob servia", de Camões

Sete anos de pastor Jacob servia

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia ao pai, servia a ela,
e a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,

passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos

lhe fora assi negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida;

começa de servir outros sete anos,

dizendo: - Mais servira, se não fora
para tão longo amor tão curta a vida.

- Luís de Camões


Interpretando o Texto:
No soneto "Sete anos de pastor Jacob servia", há uma intertextualidade com a história bíblica de Jacó presente no capítulo 29 de Gênesis.



Primeira Estrofe: o eu lírico narra a história de Jacob, o qual durante sete anos trabalhou como pastor para Labão, o "pai de Raquel, serrana bela", com quem gostaria de se casar.

Segunda Estrofe: durante todos esses anos de esforço, a única coisa que podia fazer para animar-se, era ver Raquel. Contudo, na hora de receber sua amada por todo o trabalho, recebeu a mão de Lia em casamento (na passagem bíblica Labão explica que é tradição dar em casamento primeiro a irmã mais velha, que no caso era Lia).

Terceira Estrofe: trata os sentimentos de Jacob, sua desilusão por ter sido "negada a sua pastora / como se a não tivera merecida."

Quarta Estrofe: apesar de tudo, Jacob serve Labão durante mais sete anos, a fim de receber Raquel como esposa. Nos dois últimos versos, Camões deixa sua mensagem na voz de seu personagem: "- Mais serviria, se não fora / para tão longo amor tão curta a vida.". Jacob expressa que por esse sentimento / desejo poderia trabalhar muito mais, contudo a vida é finita, mesmo que o amor seja grande.



Ficha Técnica:
Total de estrofes: 4 (2 quadras e 2 tercetos - soneto)
Versos: decassílabos
Esquema de rimas: ABBA ABBA CDE CDE




Luís Vaz de Camões (1524-1580) foi um dos grandes nomes da literatura portuguesa. Nascido em Lisboa e de boa família, estudou literatura, história e geografia. Abandonou o curso de teologia para se dedicar à filosofia, sempre produzindo suas poesias. Era um tanto boêmio, o que lhe rendeu infortúnios. Lutou como soldado pelo seu país (e até perdeu um olho). Imortalizou as glórias de Portugal em seu poema épico, "Os Lusíadas". Infelizmente morreu na miséria, como um qualquer.



Fernández, Xosé Manuel Dasilva. O Soneto Camoniano Sete Anos de Pastor Jacob Servia à Luz do Cânone Editorial de Leodegário A. de Azevedo Filho. Disponível em: <http://www.omarrare.uerj.br/numero15/xosemanuel.html>

Poemas de Camões. Disponível em: <http://users.isr.ist.utl.pt/~cfb/VdS/camoes.html>


Biografia de Luís de Camões. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/luis_camoes/>


Diana, Daniela. Luís de Camões. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/luis-de-camoes/>

Postar um comentário

0 Comentários